NOITE DE AUTÓGRAFOS

A leitura e a escrita são alguns dos conteúdos mais importantes dentro dos objetivos de uma escola.

Saber ler com fluência, entonação, respeitando a pontuação de um texto. Saber interpretar o que se lê, compreender o que o autor quis dizer, ler as entrelinhas, ler de forma reflexiva. Eis o nosso desafio, e quando digo nosso, digo, de todos nós pais, professores, alunos, sociedade como um todo.

 Saber escrever. Escrever com coerência, se fazer entender pelo leitor, produzir textos com conteúdos, com o pensamento crítico e reflexivo. Escrever com começo, meio e fim, respeitando as normas gramaticais.

Fácil ? Não, não é uma tarefa fácil. Mas uma tarefa possível e muito prazerosa quando alcançamos o objetivo desejado.

E quando começar a ler e a escrever? Cedo, muito cedo. Desde o ventre materno, a criança já pode ouvir histórias contadas pelos pais. Depois, ao nascer esta prática deve se intensificar. A criança precisa ouvir histórias de livros, mas também ouvir histórias contadas ou inventadas pelos seus pais, avós, professores. Desde bem pequena, a criança precisa ter à sua disposição lápis, tintas, papéis, livros para já ir fazendo tentativas de leitura e escrita.

 Acreditando que bons leitores e escritores são formados com muito incentivo à leitura, desde a Educação Infantil, nossos bebês já ouvem histórias diariamente e já começam a participar de pequenas peças de teatro. Conforme vão crescendo, vamos intensificando estas ações. 

Os projetos de Leitura que desenvolvemos ao longo do ano letivo, demonstram esta nossa preocupação. Semanalmente, nossos alunos levam livros para casa para leitura individual ou em família (Pasta Literária); participam de peças de teatro que produzem com tanto zelo; fazem momentos de contação de histórias em sala, na biblioteca, no gramado, enfim, todo lugar é um incentivo a viajar pelo mundo da  Literatura.

O Ensino Fundamental ainda participa das Aulas Especiais, onde diversos momentos de Literatura acontecem.  Todo bimestre, indicamos pelo menos uma obra literária para trabalho mais sistematizado.

E nesta última quinta-feira, a Escola Menino Deus proporcionou uma Noite de Autógrafos, onde as famílias puderam se emocionar com os livros escritos e publicados pelos próprios alunos, através do Projeto Estante Mágica.

Monteiro Lobato disse que “um país se faz com homens e livros”. É verdade, bons livros formam bons homens, pessoas de caráter, pessoas solidárias, colaborativas.

“Pássaros têm asas, pessoas têm livros.” E os alunos da Escola Menino Deus têm diversos projetos literários para que seus alunos viajem no mundo mágico da Leitura.